QUEM FAZ PARTE DA PLATÔ
A Platô Cultural é formada por uma equipe criativa e multidisciplinar, com forte experiência em educação, artes e design, gestão e produção. Somos movidos pelo ideal de romper barreiras, criar pontes entre abordagens e fazer frente ao que o momento nos apresenta: um mundo que tem urgência por reinvenção.
Direção Geral e Artística
FRANCINE KLIEMANN
Francine Kliemann é fundadora e Diretora da Platô Cultural. É formada em Artes Cênicas pela UFRGS (2011) e Mestrado em Performance Making pela Goldsmiths University of London (2017). Residiu em Londres entre 2016 e 2020 trabalhando em diversos projetos culturais e residências artísticas na Inglaterra e na Europa. Foi empreendedora cultural residente no Institute of Cultural e Creative Entrepreneurship na Goldsmiths University of London entre 2018 e 2020 onde fundou a Platô Cultural, trazendo a startup para Florianópolis, Brasil no início de 2021. Pesquisa experiências imersivas como ferramenta de transformação social e educacional. Em colaboração com a equipe da Platô Cultural, dialoga a pesquisa com a prática através a abordagem de ensino “Aventuras de Aprendizagem” que combina teatro imersivo, novas tecnologias e gamificação, Participa como palestrante em diversos seminários e conferências ao redor do mundo apresentando a pesquisa da Platô Cultural. É membra integrante da ITAC (International Teaching Artist Collaborative), CAN (Community Arts Network), da Vertical de Educação da ACATE e do movimento Catalyst 2030.
Coordenadora Pedagógica
MÁRCIA DONADEL
Márcia Donadel é educadora e artista-pesquisadora. É coordenadora pedagógica das experiências imersivas da Platô Cultural. Em seu trabalho, co-criou e realizou a coordenação pedagógica dos projetos de educação e transformação social através da arte: Escola do (Im)Possível, financiado pelo ITAC Climate Collective (2021) e pelo British Council (2022), e Fábrica de Leitores, que teve sua primeira edição em 2022, na cidade de Corupá/SC. Ao longo do mesmo ano, participou de conferências e webinários internacionais e ministrou cursos de curta duração ao lado da equipe, representando a criação e o desenvolvimento da abordagem artístico-pedagógica da Platô Cultural, denominada "aventuras de aprendizagem". Possui papel atuante também na área de formação de professores e arte-educadores envolvidos nos projetos, além das áreas de pesquisa e avaliação de impacto social e educacional. É pós-graduada em Arte, Corpo e Educação (2010), Mestre (2012) e Doutora (2019) em Artes Cênicas pela UFRGS.
Produtora Executiva
JAVA ORLANDO
Java é produtora executiva da Platô Cultural, atuando na gestão e produção nacional e internacional de projetos. É formada em Relações Internacionais pela PUC-Rio, com domínio adicional em Estudos Latino-Americanos e mestre em Artes Cênicas pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Desde a graduação vem se concentrando no campo interdisciplinar de arte, política, gestão e desenvolvimento cultural. Já atuou como produtora cultural em diversos setores do campo artístico, como música autoral, teatro, carnaval, dança, audiovisual e arte educação. Sua trajetória na área da produção teve início em 2012, quando trabalhou como assistente internacional na Conferência Rio+20 da ONU, Rio de Janeiro.
Arte-educadora e Comunicação
MARIANA ROSA
Mariana é atriz, professora de teatro e produtora cultural. Graduada em Teatro - Licenciatura pela UFRGS e Mestra pelo Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas pela UFRGS. Em sua formação constam diversos artistas nacionais e internacionais. Seus principais espetáculos no teatro foram: #7XBECKETT, O Casal Palavrakis, Expresso Paraíso e BANDO, com direção de Mauricio Casiraghi, e Imobilhados e 2068, com direção de Liane Venturella. Expresso Paraíso lhe rendeu a indicação ao Prêmio Açorianos de Teatro 2019 de Melhor Atriz Coadjuvante. Atualmente trabalha na Platô Cultural, integrando a equipe de comunicaçāo e como arte-educadora do projeto Escola do (Im)Possível, contemplado pelo ITAC Climate Collective (2021), British Council (2022) atendendo diferentes escolas públicas de São José - SC e do projeto Fábrica de Leitores apresentado em diferentes escolas de Corupá - SC (2021), do qual também fez parte da concepçāo e criação.
Produtor
MATHEUS HOFFMANN
Matheus Hoffmann é educador e realizador audiovisual formado pelo curso de Licenciatura em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (UFF). Na universidade, pesquisou sobre o cinema da Baixada Fluminense, o Cinema Periférico de Bordas e as interlocuções entre tecnologia e educação. Hoje, reside em Florianópolis/SC e atua como produtor executivo e arte-educador nos projetos da Platô Cultural. Além disso, enquanto realizador audiovisual, possui experiência em produção e roteiro, atuando também desde 2017 na realização de curtas-metragens independentes. Dentre os trabalhos importantes estão "Ilhas” (premiado pelo Edital Elipse 2018, dir. Isabella Suplino, 2018) e “Azul Piscina” (prêmio do júri na 6° edição do Festival de Cinema Universitário Metrô, dir. Pedro Fagim, 2021)