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FÁBRICA DE LEITORES
E se os personagens do misterioso jogo “Fábrica de Leitores” fugissem do tabuleiro
em busca de jogadores no mundo real? E se eles convidassem estes jogadores
para criarem novas histórias que trarão vida ao mundo do jogo?
Fábrica de Leitores é uma experiência de educação imersiva formulada para os primeiros anos do Ensino Fundamental, buscando incentivar o processo de alfabetização e letramento através da fantasia. Foi desenvolvida a partir da abordagem criativa de ensino desenvolvida pela Platô Cultural denominada "Aventuras de Aprendizagem" em que teatro imersivo, arte e novas tecnologias se entrelaçam com metas educacionais e impacto social. Através desta metodologia, o aluno é envolvido em um mundo ficcional, onde ele é protagonista e onde reconhece o seu potencial criativo enquanto avança em sua trajetória educacional.
O professor(a) da turma participante recebe um livro de literatura para ser trabalhado ao longo da semana anterior da atividade. No dia anterior à experiência, ele retoma a atividade do livro, porém, para sua surpresa, percebe que surgiram elementos novos na história - como se ela tivesse sido invadida por personagens novos e estranhos à narrativa do livro. Na última página do livro há uma misteriosa carta, com o pedido de socorro destes “personagens invasores”:
“Somos habitantes do jogo “Fábrica de Leitores” e precisamos salvar o nosso reino que por nunca ser jogado, está desaparecendo! O jogo está em algum local perdido na escola. Encontramos algumas pistas da sua localização e estamos enviando para vocês. Precisamos da ajuda de vocês, mas antes vocês precisam nos encontrar…"
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A turma encontra o tabuleiro através de um jogo de caça ao tesouro e a experiência termina sem que o professor permita que eles abram a caixa, deixando um mistério no ar.
No dia seguinte, ao retornar para a escola, eles encontram a sua sala de aula transformada, a caixa do jogo aberta com um imenso tabuleiro disposto no chão da sala. Os personagens aparecem em seguida e contam de onde vieram, e qual é a grande missão: jogar o jogo e criar novas histórias que darão vida ao mundo da Fábrica de Leitores. Divididos em quatro grupos, eles iniciam o jogo e cada grupo cria uma nova história, conduzidos pelos desafios propostos pelo jogo de tabuleiro e utilizando como ponto de partida o livro de história trabalhado na semana anterior. Antes de retornarem para a Fábrica de Leitores, as personagens presenteiam a turma com uma versão do jogo de tabuleiro: “Agora que temos novos jogadores no mundo real, podemos retornar felizes para o nosso mundo: Ele não irá mais desaparecer! Continuem lendo novos livros e jogando A Fábrica de Leitores: “Tudo o que vocês fabricarem no jogo, passará a existir no nosso mundo!”
Ao término do jogo, cada grupo conta a história criada, que é gravada pela equipe Platô e incluída no site da experiência.
01 episódio + Atividade preparatória facilitada pelo(a) professor(a) da turma
Duração: 1 turno inteiro (manhã ou tarde)
Faixa etária indicada: 1º a 3º anos do Ensino Fundamental
Temáticas Centrais: Estímulo à Alfabetização e ao Letramento através da fantasia; Criação do Hábito da Leitura; Letramento digital.
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O que é o projeto na prática?
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O projeto é interdisciplinar, transversal ao currículo e ancorado nos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU.
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Está alinhado à BNCC para o 1º a 3º ano do Ensino Fundamental, trabalhando competências gerais e habilidades de diferentes componentes curriculares, com foco central nas habilidades da Língua Portuguesa e Arte.
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Chamamos as sessões do projeto de episódios, porque entram tanto no universo ficcional como no universo da educação
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Os educadores são chamados de facilitadores, já que utilizamos metodologias ativas em que o professor é o mediador e os estudantes são os protagonistas do seu percurso de aprendizagem.
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Como é o projeto na prática?
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Ocorre no turno oficial das turmas, tanto nas aulas do professor regente quanto em outros componentes curriculares.
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Cada turma recebe o projeto durante um turno inteiro de aula: duas arte-educadoras da Platô Cultural vão até a escola no horário marcado e facilitam o episódio, que tem o roteiro já combinado com a escola.
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São compartilhados antecipadamente com a escola o roteiro e os recursos fornecidos.
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O roteiro possui temáticas, objetivos, um plano pedagógico alinhado à BNCC e atividades opcionais de apoio.
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Os professores da turma recebem material para facilitação da atividade preparatória pelo correio, bem como treinamento online para facilitação da atividade.
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O episódio tem a duração de 3h, com intervalo.
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O ambiente digital oferece recursos para que os professores da turma deem continuidade ao projeto nas suas aulas.
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O que oferecemos:
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01 sessão por turma em data e horário a combinar.
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Jogo de tabuleiro “Fábrica de Leitores” e recursos materiais necessários para facilitação da atividade preparatória.
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Tabuleiro gigante, cenografia, e equipamentos tecnológicos disponibilizados durante o episódio.
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Ambiente digital do projeto.
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Acompanhamento online e recursos extras
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Capacitação dos professores e acompanhamento pedagógico
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Equipe pedagógica especializada.
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Como a experiência dialoga
com o currículo da turma?
Se você quiser mergulhar um pouco mais no projeto e entender como se dá o alinhamento dos episódios à BNCC, baixe AQUI ebook com o guia de facilitação de 2022.
Como é avaliado o impacto social
e educacional do projeto?
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Os itens de avaliação de impacto social seguem o guia Continuum of impact: a guide to defining social and civic outcomes and indicators, desenvolvido pelo Animating Democracy, um programa norte-americano pertencente à organização Americans for the Arts. O Continuum of Impact é um guia para articular resultados e indicadores, observar e coletar evidências de impacto social em trabalhos de arte e cultura. Os parâmetros de avaliação de impacto educacional seguem as diretrizes da BNCC.
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"A atividade foi maravilhosa, as crianças se envolveram com alegria, se mostraram interessadas desde o início da proposta, extremamente curiosas e vivendo cada momento proporcionado embarcando no mundo da imaginação e do faz de conta, algo que somente as histórias podem ofertar. Foi inesquecível para elas
e para nós todos da escola que estivemos envolvidos.
Jiane Elisa Winter - Coordenadora Pedagógica da Escola Francisco Mees, Corupá SC
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CO-REALIZAÇÃO:
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